A ideia é resignificar, quebrar os paradigmas e de alguma forma mudar os móveis de lugar. O que foi dito nos ajudando a construir o que diremos. Para quem gosta de acreditar que é possível pensar...
terça-feira, 20 de abril de 2010
Os Pitagóricos
Para estes o principio não é um elemento físico, mas o número. Justificando-se que todos os elementos significativos possuem regularidade, sendo assim, são mensuráveis e passiveis de demonstração numérica.
É evidente que os Pitagóricos surgiram com Pitágoras (foto). Este nasceu em Samos. É difícil grafar a vida desde filósofo, pois muito do que conhecemos são falsificações de épocas posteriores a sua, muitos acreditam que seus ensinamentos foram somente oral, que ele nada escreveu.
O fundamento último da realidade seria na verdade os elementos do número (limite e ilimitado). Para eles o universo todo é ordenado, sendo assim cognoscível.
A vida deve ser vivida como expiação (assim como no orfismo, para retornar junto aos deuses), expiação esta que ocorria através da vida contemplativa, que visava o conhecimento e a ciência.
Referência:
História da filosofia - Volume 1 Filosofia pagã antiga
Autor: Giovanni Reale; Dario Antiseri.
IMAGEM ORIGINAL: http://cinderella.lmc.fc.ul.pt/forum/msg/802/pitagoras.jpg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vai comentar?
Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.
Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...
Agradeço a colaboração