terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Noção de Cultura

Cultura é um conjunto complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
- Cultura material = machado de pedra, avião, etc.
- Cultura não material = idéias, crenças, valores, etc.

Conceitualizando o termo

Cultura é um termo latino que significa cultivar, este termo permite diversas explanações, mas basicamente podemos entendê-lo como: “... parte do ambiente que é feita pelo homem. Implícito nisto está o reconhecimento de que a vida humana é vivida num contexto duplo, o habitat natural e seu ambiente social”.[1]

Normalmente entendemos como cultura uma atividade erudita como música, literatura, etc. Mas a cultura vai além, “a cultura é tão natural ao homem, que a sua natureza não tem nenhum aspecto que não se manifeste na sua cultura”.[2] Ela é algo intimo dele, que tem a capacidade de apresentar características do coletivo, porém de intima relação com cada sujeito: “a sua inteligência e a sua afetividade, a sua busca de sentido, os seus costumes e as suas referências éticas”.[3]

A cultura é como uma identidade, que tem o incrível poder de nos “tornar parte”. Por isso ela é quem caracteriza um povo, ela é quem diz quem esse povo é, generalizando, mas não perdendo de vista traços tão íntimos para cada pessoa.

A cultura é estudada na dimensão histórica, ela é vista através de uma visão diacrônica, “pois seus elementos se originam através de inovações e se alastram através da difusão”.[4] Para entendê-la melhor devemos observá-la de acordo com os elementos que a estruturam: traços culturais, complexos culturais, padrões culturais, áreas culturais e configurações culturais.

Ela não é algo estático, está em constante modificação, soterrando antigos traços não continuados e surgindo com outros novos. Passando por difusão cultural (transferência de traços culturais), aculturação (fusão de duas culturas diferentes), transculturação (transformação da cultura que resulta do contato de duas) e – com o cristianismo católico – a inculturação.



[1] Lucia SANTAELLA, Culturas e artes do pós-humano, p. 31.

[2] CARDEAL POUPARD, Paul. Fé e Cultura: Linhas de Orientação. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/cultr/documents/rc_pc_pccultr_doc_03061999_pastoral_po.html. Acesso em: 07 out. 2009.

[3] Ibid

[4] Lucia SANTAELLA, Culturas e artes do pós-humano, p. 43.



Normas

Folkways (uso) = não obrigatórias, quem não as cumpre recebe sanções brandas.
Mores (costumes) = “obrigatórias”, quem não as cumpre recebe dura sanção.


Crescimento da Cultura

1. Inovação = variação (mudança no comportamento), invenção, descoberta, tentativa (elementos não relacionados ao passado), empréstimo cultural.
2. Aceitação Social = adota um traço social
3. Eliminação Seletiva = quando algo cai no desuso
4. Integração =
5. Difusão Cultural = transferências dos traços culturais de uma região a outra.
6. Aculturação = fusão de duas culturas diferentes (mudança em ambas).
7. Estagnação = povos que isolam-se, se elementos culturais desaparecem temos o declínio.
8. Inculturação = intima transformação dos valores culturais autênticos, graças a sua integração com o Cristianismo.
9. Transculturação = transformação na cultura.

O Material acima produzido e aqui publicado é resultado de anotações de aula e material recolhido em apostilas de professores. Para informações mais completas consulte uma obra especifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração