sexta-feira, 17 de julho de 2015

A tríade de Peirce, categorias semióticas

Para Peirce o pensamento percorre um caminho tríadico. O autor se difere das vertentes que apostam na dualidade e considera um terceiro caminho, um mediador neste percurso. 



"Tenho uma análise do que aparece no mundo. Aquilo com que estamos lidando não é metafísica: é lógica, apenas. Portanto, não perguntemos o que realmente existe, apenas o que aparece a cada um de nós em todos os momentos de nossas vidas. Analiso a experiência, que é a resultante cognitiva de nossas vidas passadas, e nela encontro três elementos. Denomino-os Categorias".

Como primeiro, Primeiridade, Peirce considera a Originalidade. Para ele "O mundo seria reduzido a uma qualidade de sentimento não analisado. Haveria, aqui, uma total ausência de binaridade". Nesta dimensão da análise é necessário de antemão disponibilidade contemplativa. Aqui não cabe qualquer associação, o que precisa ser visto é olhado sem referência. A Primeiridade é puramente qualidade de sensação. Nesta categorização triádica, a Primeiridade é a mônada.

Após dissecar o que o signo tem de primeiro, de original, podemos partir para a Secundidade. É importante compreender que as categorias não são claramente separadas, elas se somam, no signo elas não podem ser dissociadas. O ato de discrimina-las é apenas uma metodologia para melhor compreensão das dimensões de análise. A Secundidade é o momento do conflito, da dualidade, trata-se do existente. De acordo com Peirce: "A díada é um fato individual, existencial; não tem generalidade. O ser de uma qualidade monádica é mera potencialidade, sem existência. A existência é puramente diádica". 

Em uma análise de Secundidade é possivel olhar o signo também de forma triádica: o signo em relação ao seu objeto, o signo em si mesmo e o signo em relação ao interpretante. Sobre signo, objeto e interpretante, Peirce diz: "Um signo "representa" algo para a ideia que provoca ou modifica. Ou assim - é um veículo que comunica à mente algo do exterior. O "representado" é o seu objeto; o comunicado, a significação; a ideia que provoca, o seu interpretante".

Por fim chegamos a Terceiridade. Essa é a categoria da generalidade, infinidade, continuidade, difusão, crescimento e inteligência. Aqui acontece a mediação entre Primeiridade e Secundidade. 

IMAGEM: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b6/Charles_Sanders_Peirce.png/320px-Charles_Sanders_Peirce.png


PS. O Material acima produzido e aqui publicado é resultado de anotações de aula e material recolhido em apostilas de professores. Para informações mais completas consulte uma obra específica.
Sobre Semiótica é interessante ler Lucia Santaella, Umberto Eco e o próprio Charles Sanders Peirce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração