sábado, 27 de fevereiro de 2010

Brasil Crioulo


100 milhões de negros migraram para as Américas em tempos que o Brasil era uma potência do açúcar.

A África se expressa em regiões do nosso Brasil. O Brasil começou através do engenho, o senhor do engenho tinha o poder... Esse sistema exigia mão-de-obra, que era principalmente negreira. Havia uma relação de escravidão, mas também sexual entre eles, assim inicia-se também a miscigenação. É nesse contexto que surge “o mundo das minas” (extração de minérios) e o primor na arte.

Com o fim da escravidão houve a decadência e alguns negros tornaram-se marginais. Quanto a língua, muitos vocábulos tiveram origem africana.

Os negros trouxeram sua cultura (danças, religião, comida...). Eles foram fortes no processo de miscigenação e no Brasil seus orixás são mais fortes do que na África.

As Américas foram servas do mercado mundial, mas vemos que nossa história de constituição pode apresentar soluções para o mundo, pois não é algo de museu é algo vivenciado e experimentado no nosso povo.

“O Brasil mostrara aqueles que se matam por não trabalhar que não trabalhar pode ser a melhor forma de ser feliz”.

O texto acima é uma produção inteiramente baseada no documentário O Povo Brasileiro, não reflete a grandeza deste e muito menos do livro de Darcy Ribeiro, de mesmo título. Vale a pena conferir os dois (documentário e livro) na integra.

Um comentário:

  1. amei este, documentario vai me ajudar muito com omeu trabalho

    ResponderExcluir

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração