sábado, 27 de fevereiro de 2010

Brasil Sertanejo


A caatinga (como chamavam os índios) é de temperatura alta, não chove, é o lugar mais difícil de viver no Brasil. O povo lá se adaptou e criaram uma cultura própria.

Os europeus trouxeram o gado, ali houve sempre uma economia pobre... Mas o gado sempre crescia.

O sertanejo é a mistura entre brancos e índios amerindos. Eles fizeram-se forte e apressaram-se para a luta.

Tudo começou no século XVIII com os currais no Piauí. A cultura nordestina tem matizes medievais, um ponto característico disso é a dimensão religiosa e os cantores populares.

Lá por muito tempo o monopólio da terra se impôs, haviam coronéis que mandavam assim como os senhores feudais. O coronel era a lei e estava acima da lei, eram senhores da vida e da morte. Havia também os cangaceiros, homens que não abaixaram a cabeça e com a única forma que tinham (a violência) foram se defender. Apesar desse desenho trágico não podemos esquecer da alegria do sertanejo.

A religião para eles é superstição, acreditam em fantasmas, demônios, santos...

O sertão não é uma reserva de coisas antigas, porque as pessoas não estão paradas no tempo... Eles já são modernos e complexos.

O texto acima é uma produção inteiramente baseada no documentário O Povo Brasileiro, não reflete a grandeza deste e muito menos do livro de Darcy Ribeiro, de mesmo título. Vale a pena conferir os dois (documentário e livro) na integra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração