sábado, 27 de fevereiro de 2010

Brasil Sulino


O sul dos gaúchos é o mais diferente de todos... Surgiu pelas mãos dos jesuítas espanhóis, ali introduziram as missões.

O índio tinha que aprender o tupi-guarani e, a mando dos padre, deveriam confessar seus desejos mais íntimos. Tiraram deles a vontade de se defender e tentavam organizá-los urbanamente.

Os espanhóis levaram gado e estes multiplicaram-se. O gaúcho foi surgindo como cavaleiro do gado sem valor, que não se identificavam com portugueses, espanhóis ou índios...

Eles expandiram-se com o gado ocupando o sul sem saber onde estavam as fronteiras, o resultado foi brigas. Até Portugal consegui fixá-las garantindo a unidade do pais.

Germânicos, italianos e poloneses ativaram e reavivaram a economia do sul, eles foram introduzidos no Brasil pelo governo como imigrantes.

O Brasil é um laboratório de misturas, mas o sul é diferente, porque lá essa mistura não se encontra no mesmo nível do resto do pais, ainda há grupos fechados de imigrantes.

A urbanização contribuiu para uniformizar o povo sem perder sua cultura. A nação é um sentimento...

O texto acima é uma produção inteiramente baseada no documentário O Povo Brasileiro, não reflete a grandeza deste e muito menos do livro de Darcy Ribeiro, de mesmo título. Vale a pena conferir os dois (documentário e livro) na integra.

Um comentário:

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração