domingo, 20 de junho de 2010

O lado B do amor, a admiração


Uma vez alguém me disse que o que chamam de amor somente se sustenta quando há admiração. Eu, na minha limitada compreensão, guardei a afirmação no meu intimo e a testei nos casos em que podia:

Os pais que amam os filhos os amam porque no misto de imperfeições e aptidões eles vêem o saldo positivo e independente da realidade da crença enxergam algo admirável no filho.

Os amigos que se amam, sem ignorar o que o outro tem de errado, conhece bem o que ele faz com tamanha destreza ou o traço admirável que lhe é próprio.

Os filhos quando crescem amam seus pais, não pela figura de “heróis” que eles possam ter exercido na sua infância. Mas porque diante dos inúmeros erros que os pais possam cometer eles se saíram com admirável êxito.

Como a decisão de amar não pode ter regras outras, acredito que também seja assim com um casal. Admiração é o que faz brilhar os olhos ao encontrar no outro o que nos encanta... Talvez esteja aqui a causa das relações curtas que não suportam a menor tormenta.

A admiração acontece! Acontece diante do aspecto que falta em quem admira, mas sobra em quem é admirado. Quando este aspecto concentra-se unicamente em algo efêmero (como a beleza, por exemplo) ele tende a não ser suficiente, como árvore de raízes rasas. Não é que faltou amor, o que faltou foi um componente essencial deste...

Claro que admirar alguém consiste em “abraçar” uma série de aspectos e sem dúvida é a maturidade que nos ensina quais destes são realmente nobres. Mas creio que nós somos os responsáveis por quem queremos ser e pelo quanto maduro permitimos que a vida nos faça.

Gilson Alves
“Escrevo o que passa por mim, o que posso ser testemunha e nada mais!”.

IMAGEM ORIGINAL: http://pautaquepariu.zip.net/images/AntonioCanova-Lovers.jpg

Um comentário:

  1. Sempre "admirável" você traz essas belas palavras. Parabéns pelas ideias!

    ResponderExcluir

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração