quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Gênese da Filosofia

A filosofia foi criação do gênio helênico. Do oriente vieram conhecimentos científicos, astronômicos e matemático-geométricos (que eles conceberam em sentido prático), o grego soube repensar e recriar em dimensão teórica.

As formas de vida grega que prepararam o nascimento da Filosofia:

1. A poesia (antecipou o gosto pela harmonia, pela proporção e pela justa medida (Homero) e um modo particular de fornecer explicações remontando as causas (Hesíodo).
2. A religião:
- Pública (inspirada em Homero e Hesiodo), para estes os deuses são forças naturais ampliadas na dimensão do divino, ou como aspectos característicos do homem sublinhados.
- Orfica, eles viam o homem de modo dualista: alma imortal (culpa originária) e corpo (prisão desta alma). Aqui surge a moral, pondo limites nas tendências irracionais.
Nas duas há ausência de dogmas, textos sagrados e guardiões (sacerdotes).
3. Condições socioeconômicas (certo bem estar e liberdade política, agora cada individuo é cidadão e a política foi ligada com a ética.

O Material acima produzido e aqui publicado é resultado de anotações de aula e material recolhido em apostilas de professores. Para informações mais completas consulte uma obra especifica.

Bibliogafia recomendada:

História da filosofia - Volume 1 Filosofia pagã antiga
Autor: Giovanni Reale; Dario Antiseri.
Editora: PAULUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração