quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Filosofia

FILO = Sabedoria/Saber
SOFIA = Amizade/Amor/Amante

A Filosofia surge em busca da verdade de todas as coisas. Diferente do conhecimento prático, a Filosofia busca a verdade pela contemplação da verdade, sem um fim prático.
Ela busca explicar remontando as causas, mas diferente da religião, não quer se apoiar nos mitos e usa da razão (do logos).
Segundo os gregos, a Filosofia se distingue dos outros conteúdos quanto:
- Ao próprio conteúdo: pois olha pelo lado da totalidade
- Método: explicação puramente racional
- Escopo (finalidade): pura contemplação da verdade como tal
É com Aristóteles que a Filosofia chega à maturidade de seus temas. Ela não tem finalidade utilitarista ou ideológica, os filósofos entendem a verdade como a realidade pelo que é. Por isso, para a Filosofia a realidade toda é uma realidade corrente, ou seja, unitária e organizada.
Nesse “exercício filosófico” é necessário então abolir o que é contrário a razão: emoções, sentimentos, paixões, opinião, palpite, precipitação, preconceito, impressão, ilusão e também tudo o que seja místico.

O Material acima produzido e aqui publicado é resultado de anotações de aula e material recolhido em apostilas de professores. Para informações mais completas consulte uma obra especifica.

Um comentário:

  1. Mas que orgulho que eu tenho em tê-lo como amigo... Ao ler seus textos sobre assunto tão complexo... Espero gostar mais de pensar no que sou, no que existo... bjs

    ResponderExcluir

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração