quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A impossibilidade da Filosofia ter nascido no oriente

a) Os filósofos não testemunham uma origem oriental
b) Os orientais que os gregos tiveram contato tinham “sabedoria”, mas não baseada na razão.
c) Só com Alexandre chega na Grécia doutrinas hindus.
d) Mesmo acolhendo conteúdos orientais, os gregos transformaram estruturalmente, dando-lhes forma rigorosamente lógica.
A influência egípcia foi com relação ao conhecimento prático matemático-geométrico, que tornou-se com Pitágoras e Pitagóricos teoria geral e sistemática dos números e figuras geométricas.
Dos babilônios: as nações práticas astronômicas que com os gregos tornaram-se predominantemente cognoscitivas.

O Material acima produzido e aqui publicado é resultado de anotações de aula e material recolhido em apostilas de professores. Para informações mais completas consulte uma obra especifica.

Um comentário:

  1. caro colega concordo com suas colocações quanto, a impossibilidade da filosofia ter nasçido no oriente.mas, não podemos descartar que as relações de intercâmbio comercial, e cultural com outros povos deram bases solídas ao nascimento do pensamento sistemático filosofico, esse sim desenvolvido na grecia, o que não e passível de aceitação é de um milagre grego, que a filosofia em sí era uma coisa inata aos gregos nascida por motivos geneticos ou culturais exclusivamente daquele povo em questão.há de se considera as influências dos outros povos,e que houve uma mesclagem dessas culturas oriundas do orinte, juntamente com a organização de um modo de pensar sistemático desenvolvido pelos gregos.que deram as condições necessárias para o inicio da filosofia

    ResponderExcluir

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração