quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Max Weber (1864-1920)


Alemão, trabalhou na universidade de Berlim, foi assessor do governo.

OBJETIVO: Weber concebe o objetivo da sociologia como: “a captação da relação de sentido” da ação humana. Conhecer o fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico. Por ação, Weber entende “aquela cujo sentido pensado pelo sujeito é referido ao comportamento dos outros. Ou seja, ele focaliza o sentido que o agente dá para a ação e nesse caso extrair o conteúdo simbólico é extrair o sentido.
MÉTODO: método compreensivo: consiste em entender o sentido que as ações de um individuo contém e não apenas o aspecto dessas mesmas ações.
EX: Se uma pessoa dá a outra um abraço, em si mesmo, é irrelevante para o cientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o abraço para se reconciliar é que se tem uma ação carregada de sentido.

Tipo Ideal: o conceito corresponde a um processo de conceituação que abstrai de fenômenos concretos o que existe de particular, constituindo assim um conceito individualizante, um “conceito histórico concreto”.

O legal e o Típico

Conceituação Generalizadora: retira do fenômeno concreto aquilo que ele tem de geral, isto é, as uniformidades e regularidades observadas em diferentes fenômenos constitutivos de uma mesma classe.
Conceituação típico-ideal: o tipo ideal expõem como se desenvolveria uma forma particular de ação social se o fizesse racionalmente em direção a um fim e se fosse orientada de forma a atingir um e somente fim.

Aplicação do tipo ideal:
1 – Processo de contrastação conceitual que permite simplesmente apreender os fatos segundo sua maior ou menor aproximação do tipo ideal.
2 – Formulação de hipóteses explicativas.

Dois conceitos importantes da metodologia de Weber é o racional e o irracional. Uma ação é racional na medida em que é orientada para um objetivo claramente formulado, ou para um conjunto de valores, também claramente formulados e logicamente consistentes. Em segundo lugar, uma ação é racional quando os meios escolhidos para se atingir o objetivo são os mais adequados.

O sistema de tipos ideais: a partir dos conceitos mais gerais do comportamento social e das relações sociais, Weber formula novos conceitos mais específicos, pormenorizando cada vez mais as características concretas.

Tipos de ação social:
1 – Ação tradicional, aquela determinada por um costume ou hábito arraigado.
2 – Ação efetiva, aquela determinada por afetos ou estados sentimentais.
3 – Racional com relação a valores, determinada pela crença consciente num vaor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade.
4 – Racional com relação a fins, determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

Weber enfatiza o papel ativo do pesquisador em face da sociedade.

O Capitalismo e o Protestantismo

Para conhecer as causas do surgimento do capitalismo Max Weber sentiu a necessidade de realizar um estudo comparativo entre as várias sociedades do mundo ocidental (já que não havia dúvida que esta metade do planeta foi responsável pelo seu surgimento).
Neste estudo ele percebeu uma intima vinculação do capitalismo com o protestantismo (os líderes do mundo dos negócios eram em sua grande maioria protestantes). Criando hipóteses e analisando fatores, chega a conclusão que a tendência para o racionalismo econômico dos protestantes (vertente calvinista) deve ter uma causa ligada à religião.
Havia uma justificação ética para ser capitalista, um pensamento ético no “juntar dinheiro”. Depois de analisar ramos do protestantismo, Weber encontra no calvinismo as características que buscava:
- Tendência ascética: racionalização do mundo e eliminação do pensamento mágico como meio de salvação.
- O trabalho constitui, antes de qualquer coisa, a própria finalidade da vida.
- Eu sou a providência, minha vocação é transformar o mundo... Trabalhando mostro que sou vocacionado, o trabalho é exercício para chegar a Deus. Não vou gastar o que ganho porque é errado, então vou ajuntar...
O acúmulo vai se tornando maior e chega a Revolução Industrial, eles aplicam o dinheiro nas fábricas.

A Autoridade, segundo Weber
Pode ser distinguida segundo três tipos básicos:

- Racional-legal: Dominação em virtude de crença na validade do estatuto legal. Os limites de seus poderes são determinados pelas esferas de competência, defendidas pela própria ordem. EX: presidente da república
- Tradicional: Aceita em nome de uma tradição reconhecida como válida (procedimentos que sempre existiram). Subdivi-se em gerontocracia (anciãos) e patriarcalismo (sucessão). EX: o papo.
- Carismática: O líder carismático, em certo sentido, é sempre revolucionário, na medida em que se opõem a algum aspecto da sociedade. Os seguidores estabelecem lealdade do tipo pessoal. Para se estabilizar deve tornar-se racional-legal ou tradicional (em suas configurações básicas).
É quando o povo vê no líder algo além do constatável.

O Material acima produzido e aqui publicado é resultado de anotações de aula e material recolhido em apostilas de professores. Para informações mais completas consulte uma obra especifica.

2 comentários:

  1. Grande Weber. Estudei ele no semestre passado em Sociologia, fazendo um trabalho bacana em cima do seu ultimo texto "A Política como Vocação", que foi produzido em 1920 em meio a Alemanha pós 1º guerra onde o que imperava era o caos e duas linhas políticas: o comunismo e o nazismo.

    Achei interessante porque mesmo ele sendo um conservador burgues e com um pensamento do século XIX criticado por alguns estudiosos da época do texto, ele nao apoiava o nazismo e fez previsões sobre as consequencias desse regime que cruelmente se confirmaram anos depois.

    A unica coisa que lamento ao ler textos bacanas como esse é que poucas pessoas na blogosfera se interessam em lê-lo e comentá-lo, diferente de algum post, por exemplo, com uma imagem bizarra e/ou engraçada, mas que na prática nao possui nenhum conteúdo.

    Abçs!!!

    O Ponto Três completou um ano!!! Obrigado por fazê-lo chegar até aqui!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração