sábado, 24 de abril de 2010

Seja um observador

O saber, ou melhor, a aprendizagem do saber é incrivelmente diferente no homem. Como um mero observador de vãs teorias, ouso dizer que o nosso aprender é expansão de conhecimento.
Não simplesmente aprendemos, mas resignificamos e, usando de nossa individualidade, ampliamos o saber. No entanto não me refiro aqui as grandes evoluções ou de saberes que constituem alguma ciência especifica, claro que também eles, mas me refiro diretamente a vida prática, aos desafios intelectuais do cotidiano.

Costumo dizer que “só sou testemunha do que passa por mim”, isso não é uma grande dedução, parece até um tanto obvio, mas desejo explicitar: Não é novidade que retemos e aprendemos o que é significativo para nós (por isso tantos teóricos da educação são contra a “decoreba”), acredito que só quando mergulhamos no assunto é que conseguimos tirar dele mais do que ele nos apresenta, ou seja, mais do que aprender o que aquilo é, mas aprender a aplicar no que nos interessa.

O texto não tem a intenção de ensinar ninguém a estudar, muito menos a viver... A idéia é simples: viver profundamente o que a vida nos apresenta pode nos significar em ter mais facilmente soluções para viver a própria vida. Sem mais delongas, já que afirmo o quanto a idéia é simples, sabe quando algo que você aprendeu ou ouviu falar serve para te ajudar em outra coisa aparentemente sem conexão? Ou quando você nunca ouviu falar de algo e quando ouve a primeira vez parece que em seguida todos resolvem falar daquilo? Pois é... Vivemos em um mundo sem observá-lo, com certeza você já ouviu falar do assunto outras vezes, mas por algum motivo só deu atenção naquele momento...

O convite é: seja um observador da própria vida. Acho que nos dias de hoje já percebemos o quanto a vida não é “especializada” como nós estudamos na universidade, precisamos aprender de tudo um pouco: economia, administração, gastronomia... Que caia por terra as espacializações, devemos aprender um pouco de todo que nos interessa e é importante para nós. E sem duvida estar atento ao que nos circunda é um bom começo...


Gilson Alves
“Escrevo o que passa por mim, o que posso ser testemunha e nada a mais!”.


IMAGEM ORIGINAL: http://www.oap.org.br/imagens/fotoamanhecer.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração