sábado, 22 de maio de 2010

Transformar é Viver


É pela mera observação que percebemos que VIDA pode ser sinônimo de mudança ou transformação. Como a lagarta que “muda” e vira borboleta ou o menino que “se transforma” em homem. Considerando essa mudança de ordem natural, em sua maioria, ela nos lembra crescimento, melhora. Assim é com o menino, que se tornando homem fica mais independente ou com a lagarta, que sendo borboleta ganha asas.

Deixando de lado as mudanças de ordem física, que podem acontecer sem o nosso aval ou esforço, pensemos agora nas transformações que exigem de nós um “ponta pé” inicial ou o suor de todo o desenvolvimento. São aquelas mudanças que escolhemos, sonhamos, traçamos como metas... Sejam elas profissionais ou qualquer outra. Essas normalmente exigem superação e por isso são tão interessantes e representam tão bem o movimento que é viver.

Porém muitas vezes transforma-se também necessita de ESPERA. “Não podemos considerar perdido o tempo que o grão de trigo permanece oculto debaixo da neve durante o inverno, enquanto se opera nas suas células invisíveis uma morte transformadora. É durante a longa noite de inverno que o trigo cresce.” (CIFUENTES, Rafael Llano. Viver na Paz. São Paulo: Quadrante, 2009. Pg. 31).

Diante disso, é possível compreender que a estagnação, seja ela em qualquer aspecto, é uma espécie de morte. O ser humano nasceu para aprender, dizia um escritor, sem duvida aprende para transformar-se.

Gilson Alves
“Escrevo o que passa por mim, o que posso ser testemunha e nada mais!”.

IMAGEM ORIGINAL: http://cantimdanoticia.files.wordpress.com/2008/03/3104borboleta-704663.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração