segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A nossa TV de cada dia

Quero começar confessando que não sou muito de escrever, mas existem momentos que praticamente imploram uma opinião sua é como se você sentisse que passou mais do que o limite... Nesta manhã estava assistindo o telejornal e me deparei com mais uma notícia da copa de 2014 dizendo que ontem a Arena Fonte Nova havia sido implodida para ser reconstruída uma nova... Arena Fonte Nova... que terá capacidade para 50 mil torcedores, os assentos serão cobertos e a estrutura deve contar com um restaurante panorâmico, com um museu do futebol e um espaço para shows e congresso. O custo? Uma “bagatela” de R$ 600 milhões... É incrível que quando se trata de fundos futebolísticos no país do futebol eles brotam... Instantaneamente, quanto à educação, saúde e moradia (necessidades básicas) já não possuem desta mesma fonte instantânea... O que me parece, é que, no lugar da nova arena estará se armando só mais um dos tantos “Coliseus” que irão brotar no país até a chegada da Copa. Não quero ser o chato que não gosta de futebol e copa, no momento do jogo torço por meu país como muitos torcem com revolta ao fracasso e urros de vitória, só não quero deixar de dizer que não acredito que seja uma boa distração assim como vimos no termo “panem et circenses”, a política do pão e do circo tão conhecida no tempo da Roma antiga e que acredito que se repete hoje em dia.

Logo após esta notícia vi a notícia de um caminhão que transportava 13 toneladas de bobinas havia acabado de tombar na marginal Tietê e que logo em seguida havia se formado um engarrafamento de quilômetros... e perai! O caminhão andava sozinho?! Se sim... que bom não feriu ninguém né! F... quem conduzia o caminhão importante mesmo foi o trânsito congestionado que ele deixou... Acho que vou parar por aqui só vou deixar um trecho da música Xanéu n° 5 do TM que acredito que se encaixa com o que sinto e escrevi.

“A minha TV tá louca, me mandou calar a boca e não tirar a bunda do sofá. Mas eu sou facinho de marré-de-sí, se a maré subir eu vou me levantar. Não quero saber se é a cabo nem se minha assinatura vai mudar tudo que aprendi, triste o fim do seriado, um bocado magoado sem saber o que será de mim. Ela não SAP quem eu sou, ela não fala a minha língua...”



Peço desculpas por usar muito a reticências, é que muitas vezes as coisas ficam assim mesmo...


Rafael Diego tem 21 anos, é formado em Design Gráfico e atua na área de produção gráfica. Reside na capital paulista, zona sul.



IMAGEM: http://webinsider.uol.com.br/wp-content/uploads/punk%20TV%2005.jpg

2 comentários:

  1. da hora, grande reflexão camarada. A televisão um direito publico concedido pelo governo deve sim ter controle, deve ter resposabilidade pelo que fala. Imprensa livre, livre para se anunciar, pronunciar e criticar, mais tambem com seu compromisso, respeitando o direito do cidadão de ter conhecimento das questoes locais e nacionais, para ele dai garantir sua liberdade.
    Eu que acredito muito na força da historia tambem, porque como diz o poeta " . . .meu filho tome cuidado, quando eu penso no futuro não esqueço meu passado . . . " infelizmente a historia agoniza e vira entulho do dia para noite. Nao sei a historia do estadio que foi demolido, que inclusive levava o nome do governador da Bahia que o construiu?!#, mais o que aquele estadio tinha de maior valor nao poderia ruir, a sua importancia historica imaterial. Digo porque vejo que cada dia mais o novo é muito valorizado, e velho, antigo virou conotação de coisa desvalorizada, o passado nao é ruim, ele é o que agente nao vê mais, mas que nos trouxe até aqui e nos constroe, por todo merito ou nao que a historia tem.

    uma indicação de pagina que faz critica a imprensa, http://www.observatoriodaimprensa.com.br/index.asp

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não teria palavras melhor para comentar este texto meu amigo Felipe, realmente você se expressou muito bem... Quanto ao seu questionamento sobre porque o ANTIGO é trocado pelo NOVO... Acho que em determinados casos infelismente se resume ao capital e em outras vezes é "falta de raiz", de amor pelas origens, de sentimento de NAÇÃO! Mas sempre tem alguns que resistem, buscando seguir amando nossa cultura.

    ResponderExcluir

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração