sábado, 25 de setembro de 2010

Três coisas que amo, entendo e que não posso falar

Dureza viver em um país que se diz católico, mas não é. Amar a Igreja que o próprio Cristo fundou é questão de luta. Quando digo que sou católica praticante sou vista como um monstro, algo do além! Falar de Jesus, saber que ele existiu, nasceu e morreu por mim na cruz parece ser um pecado por ter aprendido isso na Igreja Católica Apostólica Romana.

Não sou exemplo de Cristã, mas amo Jesus. Do meu jeito, mas eu amo. A sociedade protestante, por suas palavras, tentam me sentir culpada por ter encontrado Jesus na Igreja de Roma.

O Arcebispo americano Fulton Sheen disse: "Talvez não haja nos Estados Unidos uma centena de pessoas que odeiem a Igreja Católica, mas há milhões de pessoas que odeiam o que erroneamente supõe o que seja a Igreja Católica". Sabias palavras. Peço licença ao Arcebispo e troco o "Estados Unidos" pelo mundo.

O respeito com o Católico passa longe e o famoso ecumenismo só acontece por nossa parte. Principalmente nas missas e grupos de oração por aí... É um tal de cantar música dos hereges...

Sou amante de uma boa história e a da minha Igreja é linda. Teve erros? Sim! Mas a maior prova de que a Igreja Católica é divina, sem sombra de dúvida, é a Idade Média. Tempo difícil, em que os homens quase destruíram a Igreja de Cristo.

No primeiro ano de Colegial, uma colega, neoprotestante, que dizia ter sido convertida pela Igreja Paz e Vida e mais duas garotas da Assembleia de Deus, me acuaram na sala de aula. Este dia eu não esqueço. Que dia abençoado da minha vida. Dia de perceber que estava no caminho certo.
Agradeço do fundo do meu coração estas três pessoas que me acusaram de idolatria; me xingaram de papa-hóstia; falaram que o Papa João Paulo II era a besta do apocalipse (risos)... Idiotas! Foi a primeira vez que vi falarem mal de João Paulo II... Neste dia também ouvir que o Pe Marcelo era "paga pau" dos "evangélicos", pois tinha inventado a Renovação Carismática Católica ao copiar seus cultos (quanta besteira). As amebas não sabem até hoje que não foi o Pe Marcelo que "inventou" a Renovação Carismática Católica. Você acha mesmo que elas procuraram saber? Se caso interessasse por história seriam católicas... Sem saber o que fazer comecei a chorar, pois não tinha o conhecimento e perdendo as estribeiras falei pra elas pegarem as músicas evangélicas e enfiarem no... vocês sabem a onde. Deste dia em diante busco conhecer cada detalhe da Igreja Católica, e por causa disso, não levo desaforo pra casa.

Às vezes sinto que exagero em meu zelo pela Igreja, mas como se calar quando alguém chama os padres de "punheiteiros"? É difícil, mas tenho tentado silenciar. RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE.

Dei esta volta toda para dizer que amo a Igreja, mas que por respeito aos outros, mesmo tendo certeza absoluta de que estou certa, tenho de me calar.

Tenho outro problema... também gosto de futebol. Acredito fielmente que meu time é o melhor do mundo. Torço para o São Paulo que tem apenas 74 anos e já conquistou três libertadores, três mundiais de clubes, seis brasileiros... tem estádio desde a década de 1960. Tem time por aí bem
mais velho que vai demorar um pouco para chegar a tantas glórias. Estou aprendendo agora a ficar quieta, pois sou folgada, me acho dona da razão. Toda hora tenho de me policiar para não perder a cabeça. FUTEBOL NÃO SE DISCUTE.

Nasci em 1983 e lembro vagamente de quando o Brasil em sua primeira eleição direta para presidente elegeu Fernando Collor. Lembro do Itamar Franco e da implantação do Plano Real. Desde de sempre, não sei porque nunca gostei do PT (Partido dos Trabalhadores), sempre tive uma queda pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Ainda mais porque em
1999, graças a privatização da telefonia no país feita por Fernando Henrique Cardoso, pude ter telefone em casa. Depois que trabalhei na Subprefeitura do Jabaquara como estagiária, no ano de 2004 passei a ter mais asco do PT... só não me pergunte o motivo.... Talvez se eu tivesse nascido no nordeste... e recebesse uns trocadinhos por mês gostaria muito do PT

Ver o povo brasileiro que se diz cristão querendo votar na Dilma, me dói o coração. E a Marta? Deixa pra lá! Gosto do Serra e tenho tantos motivos para votar nele... Mas tenho de ficar quieta. POLÍTICA NÃO SE DISCUTE.

Sou Católica praticante, são-paulina entendida e tucana sem motivo. Estas três coisas fazem parte da minha vida, mas não posso gastar minha saliva em vãs discussões. O silêncio é a melhor opção.

Janine Mendes, 27 anos, formada em Jornalismo e pós-graduada em Criação e Produção de Revista. A moça escreve para um BLOG católico (catolicosdespertai.blogspot.com) e para BLOG sobre futebol (futeboloiro.blogspot.com)


Um comentário:

  1. Ah Janine, não sabe o prazer que tenho em ler um texto seu. Sempre quis ler algo que vc escreve desde a primeira vez que o Gilson te apresentou naquele novembro de 2003 (eu acho) e disse que vc fazia Jornalismo, curso que atualmente tb faço.

    Quanto às três coisas que vc ama, cada um tem as suas experiencias, visões, gostos e crenças (ou descrenças), mas todo mundo deve ter o mesmo respeito, principalmente quando são expressadas as opiniões. Imagino como vc deve ter se sentido no caso dessas meninas que te cercaram. Mas fique tranquila, pois o importante é que vc acredita, gosta e tem os seus motivos, e as pessoas tem a liberdade de discordar mas a obrigação de te respeitar.

    Parabéns pelo post!!

    Abçs!!

    Danilo Moreira

    Novo post: Vai voando...
    Confira em: http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração