quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Expressão das Emoções

As emoções são algo universal, todo o ser humano as sente e as expressa, sendo a face o projetor de tudo. Um dos primeiros a pesquisar e publicar algo sobre as expressões humanas foi Charles Darwin, em seu livro “A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais” (1872). Darwin tentava explicar porque as expressões humanas são as mesmas independente da cultura, raça ou nível de instrução. Para ele as expressões do homem é algo conseqüente do processo evolutivo, elas são congênitas e não adquiridas.

No anos 70 uma pesquisa dos psicólogos Paul Ekman e Vincent Eriesen confirmam como universas as seguintes emoções: surpresa, tristeza, cólera, prazer, desprezo, nojo, vergonha e medo.

Para a ciência os responsáveis pelas emoções humanas são a insulina, o córtex pré-frontal e a amígdala; todas localizadas no cérebro. Os neurocientistas buscam o mapeamento dessas emoções, entre eles destaca-se o português Antônio Damásio que afirma em seu livro O erro de Descartes:

“Os sentimentos não são nem inatingíveis nem ilusórios. São o resultado de uma curiosa organização fisiológica que transformou o cérebro no público cativo das emoções teatrais do corpo”.

IMAGEM: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/foto/0,,10901578,00.jpg

REFERENCIAS:

● http://pt.wikipedia.org
● www2.uol.com.br/vivermente
Revista Veja (14/02/2007), páginas 92 e 93
“A Anatomia das Emoções”, por Anna Paula Buchalla
● Revista Veja (11/04/2007), páginas 128 e 129
“Todas as caras da humanidade”, por Jerônimo Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração