segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Estrutura Social: Status e Papel

Os membros de uma sociedade são unidos por um sistema de relações de obrigação (deveres e direitos). A estrutura social é a colocação e a posição de indivíduos e de grupos dentro desse sistema de relações de obrigação.

Status = é o lugar ou posição que a pessoa ocupa na estrutura social (de acordo com o julgamento coletivo ou consenso de opinião do grupo).
- Status Legal = é caracterizado por direitos (ex: professor e aluno).
- Status Social = características da posição, pode ser atribuído ou adquirido (ex: corintiano).
- Status Atribuído = independe da capacidade, atribuído mesmo contra a vontade, em virtude do nascimento (ex: homem ou mulher).
- Status adquirido = depende do esforço e do aperfeiçoamento pessoal (ex: médico).
- Status Principal (básico ou chave) = é o status que mais significante para a sociedade.
- Status posicional = caracteriza um individuo como representante de determinado grupo ou classe social, aparece quando determinamos aspectos: família, modos de falar, etc.
- Status Pessoal = posição real , determinada pelas atitudes e comportamentos daqueles entre os quais o individuo vive e se movimenta.

Papel = enquanto o status é a posição do individuo, o papel é o exercício dessa posição. Papel é o padrão de comportamento esperado e exigido de pessoas que ocupam determinado status. Ele é o conjunto de maneiras de agir que carateriza o comportamento dos indivíduos.


O Material acima produzido e aqui publicado é resultado de anotações de aula e material recolhido em apostilas de professores. Para informações mais completas consulte uma obra especifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração