segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Heróis semeiam a geração do futuro

A história produziu para nós diversos heróis, pessoas humanas como nós que por suas atitudes ou coragem marcou um grupo, se tornando deuses de suas histórias...

O mundo mudou, os hábitos mudaram e também a concepção de gente que faz a diferença. Hoje nossa geração toma como referência às “figurinhas carimbadas” pela mídia, que invadem nossas casas de todos os modos possíveis. Já não interessa a ação exercida, o que antes fazia a diferença, o importante hoje são os holofotes, as revistas de fofoca, enfim o famigerado: 15 minutos de fama!

Não faz tanto tempo que conclui o ensino médio... Recordo-me que os alunos protestavam contra as aulas de história. De que me interessa saber sobre quem já passou? Entendo que muitas delas estão maquiadas em nossos livros, mas não podemos negar que havia ideais... Quais os ideais dos heróis de hoje? Lançar bonecos com seus nomes?

Nos perdemos no cotidiano, no entanto, porque seguir falsos deuses, pessoas que não são referenciais de uma vida melhor?
Talvez as pessoas escolham sem pensar, imitam sem comparar. Uma forma de mitificar o outro e esquecer a própria existência, uma preguiça de planejar a própria vida, de lutar por ser quem se deseja...

Ninguém lhes falou sobre sonhos e desejos que vão alem das futilidades, ou estabeleceu conversas que falassem mais do que querem as mídias de massa.

Não me excluo dessa turma de olhos embaçados e horizonte pequeno, talvez a única diferença seja que algo me incomoda no estômago...

IMAGEM:
O Semeador, Van Gogh
http://amador.blogs.sapo.pt/arquivo/semeador.jpg

3 comentários:

  1. Este 'incômodo' é salutar, Gilson. Me incomoda desde que tive a sua idade. Ele vai te manter íntegro. As pessoas que não o sentem se locupletam e perdem seu norte.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tudo na história é mutante e mais ainda a ideologia humana, infelizmente os heróis se rebaixaram a ícones de um modelo falso e fantasioso de vida. Eles não precisam derrubar gigantes, não precisam de armas e muito menos de talento. Também me sinto incomodado, mas esse incomodo se provocado induz a incomodar e com os incômodos da vida a história se altera.

    ResponderExcluir

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração