terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sociologia, A Teoria da Interação Social e Natureza e tipologia social básica de interação

A Sociologia estuda o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade.
Ela nasceu em meio a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. A Revolução Industrial representou a consolidação do capitalismo – o pensamento foi tornando-se racional e científico. A Revolução Francesa trouxe os iluministas, que buscavam transformar a sociedade, tentando organizá-la (física social, criada por Auguste Comte).


A Teoria da Interação Social

Processo Social = é quaisquer ações entre dois ou mais agentes sociais (indivíduos, grupos, agregados, etc), contribuindo para aproximá-los (coesivos / positivos) ou afastá-los (disjuntivos / negativos) uns dos outros.
Interação = é um processo social geral de influência recíproca (quando os agentes estão fisicamente próximos, quando há reação por parte de todos) ou unilateral (quando algum dos agentes está presente de forma indireta, quando este pode influenciar, mas não pode ser influenciado).


Natureza e tipologia social básica de interação

Contato Social = aspecto primário e fundamental, do qual dependem os outros processos ou relações sociais.
Comunicação = interação, fundamental para o ser social e para a cultura.
Cooperação = manutenção e continuidade dos grupos e sociedades.
Competição e Conflito = fatores dissociativos.
Adaptação, acomodação e assimilação = fatores associativos, interação sócio-cultural.
Socialização = transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores, e crenças, bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicação simbólica (aprendizagem, através dela que o individuo desenvolve sua personalidade).
A socialização é um processo fundamental não apenas para a integração do individuo na sua sociedade, mas também para a continuidade dos sistemas sociais (é um processo permanente).
Símbolo = ele está presente em todos os momentos da nossa vida. A palavra é o símbolo por excelência, a linguagem verbal é o mais importante instrumento de socialização (contato social).

O Material acima produzido e aqui publicado é resultado de anotações de aula e material recolhido em apostilas de professores. Para informações mais completas consulte uma obra especifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração