segunda-feira, 26 de julho de 2010

Yêdamaria


Yêdamaria é artista baiana, viveu nos Estados Unidos, a sua obra é composta por pinturas e gravuras. Ela é marcada pela composição vibrante de cores e pela forte delicadeza do gesto artístico, que representa as coisas do cotidiano com uma sensibilidade e um olhar marcadamente feminino.

Obras Selecionadas:

1. Mesa Romântica, 1986
Óleo sobre tela
Coleção particular


O quadro nos sugere uma tranquilidade de uma bela manhã, onde esta mesa nos convida a relaxar em uma pausa para o dia, talvez a visão do quadro é de alguém que está sentado nesta linda mesa olhando para a cadeira vazia esperando alguém que irá compartilhar daquele momento, uma pessoa amada para passar um momento romântico. A tela tem traços firmes e cores fortes, característicos da artista.



2. Barcos com frutas, 1964
Óleo sobre tela
Coleção Particular


A simplificação dos barcos nos remete à algo de cidadezinha pacata, algo provável mesmo do cotidiano, a cor do céu escuro pode nos lembrar que o dia está apenas começando.

Em 'Barcos com frutas' a artista nos mostra uma cena simples, destacada pela força dos traços dos barcos. A pintora não se preocupa com a perfeição em relação ao real, ela deseja transmitir emoção.

As obras de Yêdamaria traz a nosso olhos a feminilidade. Suas pinturas nos mostra um mundo delicado, colorido e novo. A luminosidade das cores com as quais pinta nos remete a um romantismo.


Referências:

* www.museuafrobrasil.com.br
* Revista Pontão de Cultura 2 (novembro 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração